PUBLICIDADE

Mundo

Em mensagem à COP25, Papa cobra ações concretas pelo clima

Francisco disse que consciência ambiental ainda é muito frágil

4 dez 2019 - 07h34
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma mensagem aos participantes da conferência climática das Nações Unidas (ONU), a COP25, o papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (4) que os países precisam fazer mais para alcançar os objetivos do Acordo de Paris de 2015.

Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano
Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

No texto, o líder da Igreja Católica reconheceu a existência de uma "crescente consciência" em vários atores da comunidade internacional sobre a importância de se combater as mudanças climáticas.

"Tristemente, após quatro anos [da assinatura do Acordo de Paris], devemos admitir que essa consciência ainda é muito frágil e incapaz de responder adequadamente ao forte senso de urgência de ações rápidas pedidas pelos dados científicos à nossa disposição", disse o Papa.

Segundo Francisco, os recentes estudos mostram que os atuais compromissos dos países para mitigar as mudanças climáticas "estão longe do que é necessário para se alcançar as metas do Acordo de Paris".

O tratado de 2015 tem como meta principal limitar o aumento da temperatura média do planeta neste século a 2ºC acima dos níveis pré-industriais, mas cobra esforços para que a elevação não ultrapasse 1,5ºC.

O aumento, no entanto, já gira em torno de 1ºC, faltando 81 anos para o fim do século. "Isso mostra o quão longe as palavras estão das ações concretas", ressaltou Francisco. Na mensagem, o Pontífice também pediu a transformação do modelo de desenvolvimento do planeta e a união da luta contra as mudanças climáticas à batalha contra a pobreza.

"Devemos nos questionar seriamente se há vontade política de alocar com honestidade, responsabilidade e coragem mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos para mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas, assim como para ajudar os mais pobres e vulneráveis, que sofrem mais esses efeitos", declarou.

Segundo Jorge Bergoglio, o mundo vive um "desafio de civilização", mas também uma "janela de oportunidades" para promover "ações responsáveis nos campos econômico, tecnológico, social e educacional".

A COP25 acontece até 13 de dezembro, em Madri, e reúne 196 países, cujos negociadores tentam encontrar maneiras de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, definir as regras dos mercados de carbono e estabelecer mecanismos de ajuda para Estados vulneráveis.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade