PUBLICIDADE

Mundo

Em meio a crise política, presidente Ben Ali deixa a Tunísia

14 jan 2011 - 15h41
(atualizado às 16h31)
Compartilhar

O presidente tunisiano Zine El Abidine Ben Ali, que enfrenta uma crise sem precedentes no governo, deixou nesta sexta-feira a Tunísia. A informação foi passada por fontes ligadas ao gabinete. Quem assume o cargo interinamente é o primeiro-ministro, Mohamed Ghannouchi.

Manifestantes jogam pedras durante confrontos com forças de segurança na avenida Mohamed V em Túnis
Manifestantes jogam pedras durante confrontos com forças de segurança na avenida Mohamed V em Túnis
Foto: AFP

Um pouco antes, o governo tunisiano havia decretado estado de emergência em todo o país, com toque de recolher entre 18h e 6h, acompanhado da proibição de reuniões em via pública e autorização às forças da ordem de disparar contra qualquer "suspeito" que resistir às ordens.

O exército tomou nesta sexta-feira o controle do aeroporto internacional de Túnis-Cartago e o espaço aéreo do país foi fechado, informou à AFP um funcionário de alto escalão do setor aeroportuário.

Há dias que a Tunísia enfrenta uma forte crise política e social, com confrontos entre forças policiais e manifestantes que pedem a saída do presidente. Hoje, pouco antes de decretar estado de emergência, Ben Ali havia dissolvido o governo e convocado eleições legislativas antecipadas.

Durante o dia, a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes que pediam a renúncia do presidente em Túnis. Fontes médicas anunciaram a morte de 13 civis na quinta-feira. Milhares de pessoas saíram às ruas da capital tunisiana e outras cidades do país para pedir a saída do presidente, apesar do discurso que Zine El Abidine Ben Ali fez na véspera na tentativa de diminuir a tensão em seu país.

Nesta sexta, ainda, o embaixador da Tunísia na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Mezri Haddad, anunciou nesta sexta-feira sua renúncia ao posto após pedir ao presidente Zine El Abidine Ben Ali que aplicasse uma série de medidas para pôr fim nos distúrbios desencadeados no país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade