PUBLICIDADE

Mundo

Em busca de votos nos subúrbios, Trump revoga regime habitacional da era Obama

29 jul 2020 - 21h27
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que seu governo está revogando uma regulamentação destinada a combater práticas habitacionais discriminatórias e segregação, na tentativa mais recente de aumentar seu apoio nos subúrbios enquanto busca a reeleição.

29/07/2020
REUTERS/Carlos Barria
29/07/2020 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

A regra foi estabelecida sob o governo do presidente democrata Barack Obama em 2015. Exige que as comunidades que recebem doações e auxílio habitacional avaliem a segregação racial na habitação e apresentem planos para corrigi-la.

"Fico feliz em informar a todas as pessoas que vivem seu Sonho de Estilo de Vida Suburbano que vocês não serão mais incomodados ou financeiramente prejudicados por ter moradias de baixa renda construídas em seu bairro... Os preços de suas moradias subirão com base no mercado, e o crime vai diminuir. Vou rescindir a regra AFFH de Obama-Biden. Aproveitem!", escreveu Trump em uma série de tuítes.

O Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA disse na semana passada que acabaria com a regra, chamando-a de "impraticável e uma perda de tempo para as localidades cumprirem".

Os críticos reclamaram da decisão.

"O presidente Trump está trabalhando ativamente para remover as leis imobiliárias justas e legalizar a discriminação habitacional", escreveu o senador democrata norte-americano Chuck Schumer no Twitter. "Vamos lutar contra isso."

A Califórnia informou na semana passada que continuaria exigindo que as agências locais garantissem afirmativamente a promoção da habitação justa.

A medida de Trump ocorre no momento que o apoio ao presidente enfraquece nos subúrbios, que tiveram um papel fundamental na vitória eleitoral do republicano em 2016, mas desde então a relação azedou.

"Sejamos claros: o presidente está usando o racismo para dizer que está feliz em desmantelar os direitos civis em busca de uma vantagem política", escreveu no Twitter a senadora democrata norte-americana Elizabeth Warren.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade