PUBLICIDADE

Mundo

Em 2º turno, Chile vai às urnas hoje eleger novo presidente

Candidatos ficaram empatados ao longo de toda campanha

17 dez 2017 - 15h23
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma acirrada campanha eleitoral marcada por constantes empates técnicos, o Chile vai às urnas neste domingo (17), no segundo turno das eleições, para escolher o novo presidente do país. Mais de 14 milhões de eleitores poderão votar entre o conservador Sebastián Piñera, que já foi presidente do Chile, e o senador esquerdista apoiado pelo governo, Alejandro Guillier. A atual presidente, a socialista Michelle Bachelet, foi até um centro eleitoral depositar seu voto e recebeu aplausos.

Candidatos ficaram empatados ao longo de toda campanha
Candidatos ficaram empatados ao longo de toda campanha
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Solicitada para tirar selfies, a mandatária pediu que as eleições ocorressem em clima "cívico". O pleito é considerado o mais "acirrado do século" pela imprensa chilena, que evita apontar quem será o vencedor, já que Guillier e Piñera ficaram praticamente empatados nas pesquisas de intenção de voto ao longo da campanha.

    No primeiro turno, Piñera obteve 36,6% dos votos, contra os 22,7% de Guillier. Na ocasião, apenas 6,7 milhões de eleitores votaram, o que corresponde a 46,7% do eleitorado, já que o voto não é obrigatório no Chile.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade