PUBLICIDADE

Mundo

Eleitores suíços rejeitam em referendos mais ajuda aos agricultores

23 set 2018 - 14h57
Compartilhar
Exibir comentários

Eleitores suíços decisivamente rejeitaram mais ajuda aos agricultores em dois referendos neste domingo, atendendo aos alertas do governo de que as medidas elevariam os preços dos alimentos e prejudicariam a economia, mostraram projeções da emissora SRF.

Pesquisas de opinião indicaram que o apoio generalizado a mais ajuda aos agricultores estava dimimuindo à medida que a votação se aproximava e mais detalhes sobre prováveis custos emergiam.

O ministro da Economia, Johann Schneider-Ammann, chamou as propostas de "perigosas" e disse que elas podem desencadear elevações de tarifas e outras represálias por parte de parceiros comerciais.

Uma proposta, apelidada de iniciativa Fair Food, pedia que todos os produtos na Suíça viessem de fontes sustentáveis e que a rotulagem fosse mais precisa. A sugestão visa melhorar o bem-estar animal e garantir que as importações de alimentos atendam os padrões mais elevados da Suíça.

Eleitores devem rejeitar a medida por uma margem de 63 por cento, conforme projeções da gfs.bern.

Apoiadores como o Partido Verde e o Social Democratas argumentaram que a medida beneficiaria consumidores, animais, produtores e o meio ambiente.

Outra proposta sugeria o aumento da ajuda estatal aos agricultores do país. O número de produtores caiu pela metade desde 1985, com três propriedades agrícolas fechando a cada dia.

A contribuição da agricultura para economia suíça caiu para menos de 1 por cento, ante 2 por cento em 1985.

Os referendos foram realizados depois que grupos agrícolas e ambientalistas reuniram mais de 100 mil assinaturas necessárias para convocação de uma votação pelo sistema de democracia direta da Suíça.

O governo disse que as demandas levariam a subsídios mais elevados ou fixação de preços, uma alegação que os apoiadores das medidas rejeitaram.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade