PUBLICIDADE

Mundo

Eleitores da Flórida fazem fila e votação antecipada nos EUA passa de 30 milhões

19 out 2020 - 20h39
Compartilhar
Exibir comentários

Eleitores da Flórida formaram filas em suas zonas eleitorais nesta segunda-feira, primeiro dia de votação antecipada no Estado que é um dos mais importantes para a disputa presidencial dos Estados Unidos, na qual mais de 30 milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente. 

Eleitores fazem fila em cidade da Flórida para votar antecipadamente na eleição presidencial dos EUA
19/10/2020
REUTERS/Maria Alejandra Cardona
Eleitores fazem fila em cidade da Flórida para votar antecipadamente na eleição presidencial dos EUA 19/10/2020 REUTERS/Maria Alejandra Cardona
Foto: Reuters

O presidente Donald Trump, um republicano que está ficando sem tempo para alterar a dinâmica de uma corrida que ele parece estar perdendo, fez campanha no Arizona nesta segunda-feira, em meio a sinais de que o desafiante democrata, Joe Biden, estaria liderando a onda de votação antecipada. 

Em uma teleconferência com sua equipe eleitoral, Trump mostrou sua autoconfiança característica ao descrever o momento atual da disputa, contestando as pesquisas nacionais de opinião que o colocam bem atrás de Biden. 

"Vamos vencer", disse. "Eu não teria dito isso a vocês talvez duas, três semanas atrás". 

Trump pareceu diminuir a vantagem de Biden na Pensilvânia, um dos principais campos de batalha eleitorais do país, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada na segunda-feira. O estudo mostra Biden liderando por 49% a 45% no Estado, uma margem menor do que na semana passada. A pesquisa também mostra Biden liderando Wisconsin por 51% a 43%. 

Pelo menos 30 milhões de votos por correspondência ou presenciais foram registrados em 44 Estados e na capital Washington D.C. até o meio da tarde de segunda-feira, de acordo com o Projeto de Eleições dos Estados Unidos, da Universidade da Flórida. 

Eleitores já depositaram mais de 21% do que o total geral de votos de 2016, quando 136,6 milhões de norte-americanos votaram. Em 2016, 5,9 milhões de pessoas votaram antecipadamente até o dia 23 de outubro, 16 antes do dia da eleição. 

A onda atual foi proporcionada pela vontade de muitos eleitores em evitar os riscos associados ao coronavírus, especialmente com as possíveis longas filas no dia da eleição, em 3 de novembro. Mas o fenômeno também parece refletir o entusiasmo dos democratas, especialmente. 

Em Estados que reportam publicamente os registros partidários dos eleitores, cerca de 54% das cédulas vieram de democratas registrados, comparado com 25% de republicanos. Pesquisas de opinião mostram que a maioria dos apoiadores de Trump planeja votar pessoalmente no dia de eleição, após meses de afirmações sem evidências de Trump de que não é possível confiar na votação por correspondência.

Biden não teve eventos públicos nesta segunda-feira, e em vez disso gravou uma entrevista para o programa "60 Minutes", da CBS, que será transmitido no domingo.

Ele e Trump tem um debate marcado para a quinta-feira, após a decisão de Trump de não participar do debate da semana passada, que seria realizado virtualmente depois que o presidente testou positivo para Covid-19. Trump já está curado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade