PUBLICIDADE

Mundo

Eleições presidenciais na Polônia vão para 2º turno

Presidente Andrzej Duda enfrentará prefeito liberal de Varsóvia

29 jun 2020 - 09h32
(atualizado às 09h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente conservador da Polônia, Andrzej Duda, apoiado pelo partido populista Direito e Justiça (PiS), terá de disputar o segundo turno das eleições contra o prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, da legenda liberal Plataforma Cívica (PO).

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, durante comício eleitoral
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, durante comício eleitoral
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Com mais de 99% das urnas apuradas, Duda tem 43,67% dos votos no pleito do último domingo (28), contra 30,34% de Trzaskowski e 13,85% do jornalista independente Szymon Holownia.

O resultado final será divulgado até a manhã desta terça-feira (30), mas já está garantido um segundo turno no dia 12 de julho. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa obter mais de 50% dos votos.

A campanha foi marcada pelo debate sobre a erosão da democracia na Polônia, após as tentativas do PiS de reduzir a idade de aposentadoria de membros da Suprema Corte e alterar as regras de nomeação para o Judiciário.

Isso rendeu inclusive denúncias contra o país na União Europeia. Oficialmente "independente", Duda pertenceu ao PiS até 2015, quando foi eleito presidente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade