PUBLICIDADE

Mundo

Eleição regional na Itália registra 'boom' da Liga

Partido voltou ao conselho de Vale de Aosta depois de 20 anos

21 mai 2018 - 17h32
Compartilhar
Exibir comentários

Às vésperas de chegar ao governo na Itália, o partido ultranacionalista Liga segue colecionando bons resultados em eleições regionais pelo país.

Matteo Salvini, secretário da Liga, durante comício em Aosta
Matteo Salvini, secretário da Liga, durante comício em Aosta
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Após ter conquistado Friuli Veneza Giulia, no nordeste italiano, a legenda de Matteo Salvini teve 17% dos votos em Vale de Aosta, no extremo-norte, e elegeu sete dos 35 membros de seu conselho regional.

A Liga não foi o partido mais votado na região setentrional, porém volta a ter voz em seu poder Legislativo depois de 20 anos de ausência. A primeira força no Vale de Aosta continua sendo a Union Valdôtaine, legenda de centro e autonomista que representa a minoria linguística francesa da região, com 19% dos votos.

No entanto, essa porcentagem lhe garantiu as mesmas sete cadeiras da Liga. Em 2013, o partido autonomista obtivera 33,4% da preferência, mas escândalos de corrupção derrubaram sua popularidade. O antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), que governará a Itália em aliança com a Liga, elegeu quatro representantes (10,44% dos votos).

Por sua vez, o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, segue em derrocada e, com 5,4% da preferência, não terá nenhum membro no conselho regional. O futuro governador sairá da construção de uma maioria no Legislativo do Vale de Aosta, já que ninguém tem os números para governar a região sozinho.

Esse modelo pode beneficiar a Union Valdôtaine, que buscará o apoio de outras siglas autonomistas, tanto à esquerda quanto à direita.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade