PUBLICIDADE

Mundo

Economia da Itália deve cair mais de 11% em 2020, mostra UE

PIB da zona do euro deve ter retração de 8,7%

7 jul 2020 - 07h31
(atualizado às 07h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia publicou nesta terça-feira (07) as novas estimativas para a economia do bloco e apontou uma retração do Produto Interno Bruto (PIB) da Itália em 11,2% - sendo o pior cenário entre os países da zona do euro.

PIB da Itália terá pior queda da zona do euro, segundo Comissão Europeia
PIB da Itália terá pior queda da zona do euro, segundo Comissão Europeia
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Segundo o relatório, a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) provocou uma "profunda contração" da economia italiana, e os efeitos da crise sanitária terão um impacto "ainda mais pesado no segundo trimestre" na comparação com o primeiro.

Já para o terceiro trimestre, no caso de não existir uma segunda onda de Covid-19, a "atividade econômica será retomada com ajuda das políticas" do governo, sendo que a produção industrial será a que se recuperará mais rapidamente. No entanto, o turismo e as atividades ligadas a ele ainda precisarão "de mais tempo".

Por conta disso, o relatório aponta que o PIB de 2021 do país deverá subir 6,1%.

Para a zona do euro, a Comissão Europeia prevê uma queda de 8,7% da economia, para uma retomada também de 6,1% no ano que vem. As maiores quedas, depois da Itália, devem ser da Espanha (-10,9%) e da França (-10,6%).

O documento divulgado pela entidade afirma que há uma "recessão ainda mais profunda" do que o esperado e com uma crise "mais ampla". Em maio, os especialistas europeus apontavam uma retração do PIB da zona do euro de 7,7% (-9,5% para a Itália) e uma alta de 6,3% para 2021.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade