PUBLICIDADE

Mundo

Economia da Itália cresce 16,1% no terceiro trimestre

PIB vinha de tombo de quase 13% nos três meses anteriores

30 out 2020 - 07h41
(atualizado às 08h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O produto interno bruto (PIB) da Itália cresceu 16,1% no terceiro trimestre de 2020 em relação aos três meses anteriores, de acordo com estimativas preliminares divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) nesta sexta-feira (30).

Prefeitura de Roma iluminada com as cores da bandeira italiana
Prefeitura de Roma iluminada com as cores da bandeira italiana
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O resultado está acima das expectativas do governo, que projetava uma expansão de 13%. No segundo trimestre, período que compreendeu o lockdown contra a pandemia do novo coronavírus, a economia italiana havia despencado 12,8% na comparação com o período entre janeiro e março.

Em relação ao terceiro trimestre de 2019, o PIB da Itália registrou contração de 4,7% entre julho e setembro. Já o resultado acumulado de 2020 é de queda de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O governo italiano projetava iniciar a retomada da economia pós-lockdown no segundo semestre de 2020, mas, nas últimas semanas, foi forçado a impor novas medidas restritivas devido ao recrudescimento da pandemia, como o fechamento de academias e teatros e a limitação do funcionamento de bares e restaurantes.

Além disso, algumas regiões já decretaram toque de recolher noturno, o que deve provocar efeitos no PIB do último trimestre.  

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade