PUBLICIDADE

Mundo

Ebrahim Raisi toma posse como presidente do Irã

Jurista ultraconservador substitui o moderado Hassan Rohani

3 ago 2021 - 13h01
(atualizado às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O jurista ultraconservador Ebrahim Raisi tomou posse nesta terça-feira (3) como novo presidente do Irã.

Guia supremo Ali Khamenei (sentado) ouve discurso de posse de Ebrahim Raisi
Guia supremo Ali Khamenei (sentado) ouve discurso de posse de Ebrahim Raisi
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Aos 60 anos de idade, Raisi foi eleito em junho passado, com cerca de 62% dos votos válidos, para substituir o moderado Hassan Rohani em um mandato de quatro anos.

A cerimônia de posse foi realizada em Teerã, após a aprovação do guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e o novo presidente afirmou que os problemas do país "se devem, de um lado, à hostilidade dos inimigos, e de outro, a questões internas que minaram a confiança da população no sistema".

"A partir de hoje, meu governo fará um programa urgente e de curto prazo para remover os 10 problemas mais importantes do país, incluindo os de falta de orçamento, investimento, inflação, difusão do coronavírus e falta de água e eletricidade", declarou.

A ascensão de Raisi coincide com a tentativa do Irã de salvar seu acordo nuclear com as potências mundiais e se livrar das sanções dos Estados Unidos, que afundaram o país em uma severa crise econômica.

O campo ultraconservador nunca confiou no tratado costurado por Rohani, que se tornou alvo de críticas após o ex-presidente dos EUA Donald Trump ter rompido o acordo e reintroduzido sanções.

Além disso, o Irã foi duramente atingido pela pandemia do novo coronavírus e contabiliza quase 4 milhões de casos e cerca de 91,8 mil mortes.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade