PUBLICIDADE

Mundo

Drones de Israel caem em Beirute e provocam tensão

Presidente do Líbano denunciou incidente como 'ato de guerra'

26 ago 2019 - 14h26
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários

No último final de semana, Israel foi acusado de "agressão" depois da queda de dois drones na periferia sul de Beirute, reduto do Hezbollah, movimento xiita apoiado pelo Irã.

Drones de Israel caem em Beirute e provocam tensão
Drones de Israel caem em Beirute e provocam tensão
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    O presidente do Líbano, Michel Aoun, disse nesta segunda-feira (26) que os incidentes "são um ato de guerra" e podem aumentar as tensões na região. Segundo a imprensa do governo libanês, o mandatário informou ao enviado especial da ONU no país, Jan Kubis, que o Líbano encaminhou uma nota de reclamação ao Conselho de Segurança das Nações Unidas em resposta à agressão de Israel no sul de Beirute. "O Líbano reserva seu direito de defesa, uma vez que o ocorrido é como uma declaração de guerra que nos dá o direito de defender nossa soberania e independência", acrescenta o comunicado. De acordo com relatos à imprensa, a queda dos drones ocorreu algumas horas depois de três ataques israelenses na vizinha Síria. A ofensiva atingiu a fronteira do Líbano com o território sírio, ao leste da cidade de Zahle, informou a TV libanesa Na-Nahar. Os militares israelenses afirmaram que suas aeronaves atingiram as forças iranianas e milícias xiitas perto da capital síria, Damasco, que planejava lançar "drones assassinos" em Israel. O monitor de guerra do Observatório Sírio para os Direitos Humanos informou que pelo menos três pessoas morreram, sendo dois membros do Hezbollah e um iraniano.

    Ontem (25), o líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, já havia afirmado que a queda dos dois drones era um "movimento muito perigoso".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade