PUBLICIDADE

Mundo

Draghi é único italiano na lista de mais influentes da 'Time'

Perfil do premiê foi escrito pela secretária do Tesouro dos EUA

15 set 2021 - 16h11
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, foi incluído, pela terceira vez, na lista da revista "Time" das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021.

Perfil do premiê foi escrito pela secretária do Tesouro dos EUA
Perfil do premiê foi escrito pela secretária do Tesouro dos EUA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A lista da "Time" é dividida em seis categorias: ícones, pioneiros, titãs, artistas, líderes e inovadores. Na seleção, divulgada nesta quarta-feira (15), o premiê é ó único italiano a ser citado e um dos 20 líderes globais selecionados este ano pela publicação.

Além de Draghi, a relação destacou os nomes do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e de seu antecessor Donald Trump. O mandatário da China, Xi Jinping, os primeiros-ministros de Israel, Naftali Bennett, e da Índia, Narendra Modi, e Abdul Ghani Baradar, um dos líderes do Talibã, também foram listados.

O perfil do líder italiano sobre os motivos para ele estar entre as 100 personalidades mais influentes do mundo foi escrito pela secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

"Draghi e o Banco Central Europeu (BCE) ajudaram a estabilizar a economia europeia. Eu estava no FED na época e estava particularmente grata por ter um parceiro como Mario do outro lado do Atlântico, alguém com grande experiência e nervos de aço", disse a ex-presidente do Federal Reserve.

Segundo Yellen, à frente do governo italiano, "Draghi guia o país durante a pandemia com mão hábil, defendendo uma rápida campanha de vacinação e medidas de renovação para empresas e trabalhadores".

"Apoiado por uma grande parcela de fundos da UE, o primeiro-ministro italiano pôs em prática políticas necessárias e politicamente difíceis para tornar a economia mais verde, reduzir as desigualdades e avançar com a digitalização", escreveu a secretária do Tesouro dos EUA.

Por fim, Yellen destaca que a Itália está liderando o G-20 este ano e Draghi "está reunindo as principais economias do mundo para acabar com a pandemia, promover uma recuperação global inclusiva e enfrentar questões globais urgentes, como a mudança climática".

"Já se passaram nove anos desde seu famoso discurso, mas a abordagem 'faça o que for preciso' de Mario está mais relevante e inspiradora do que nunca", finaliza a americana.

Nesta edição, no entanto, a revista "Time" deixou o presidente Jair Bolsonaro de fora da lista. No ano passado, o líder brasileiro e o influenciador digital Felipe Neto foram destacados.

No ranking de 2021, porém, aparece apenas um representante do Brasil: a empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, na categoria "titãs". Na mesma seção, aparece a ginasta Simone Billes e o CEO da Apple, Tim Cook.

Na categoria "ícone", por sua vez, a "Time" destaca personalidades como o príncipe Harry e Meghan Markle, a tenista Naomi Osaka e a cantora Britney Spears. Já na "pioneiros" está Billie Eilish e Adar Poonawalla (CEO do Instituto Serum, da Índia).

A lista de "artistas" contempla Kate Winslet, Chloé Zhao e Lil Nas X, enquanto a de "inovadores" tem Elon Musk, criador da Tesla, e Jensen Huang.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade