PUBLICIDADE

Mundo

Draghi e Johnson debatem importância do G7 e G20 na luta contra Covid

Líderes italiano e britânico conversaram por telefone

4 mar 2021 - 15h26
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, conversou por telefone com o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, na tarde desta quinta-feira (4), para debater a luta contra a pandemia do novo coronavírus, além das respectivas presidências do G20 e do G7 e a co-presidência da COP26.

Líderes italiano e britânico conversaram sobre pandemia, Líbia e cúpulas
Líderes italiano e britânico conversaram sobre pandemia, Líbia e cúpulas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo comunicado do governo britânico, os líderes discutiram o "importante papel que o G7 e o G20 desempenharão para ajudar a comunidade internacional a se recuperar melhor" da emergência sanitária causada pela Covid-19.

Além disso, Draghi e Johnson concordaram sobre a necessidade de uma "agenda coordenada entre as duas cúpulas para aprender as lições da pandemia, lançar a vacina contra o coronavírus em todo o mundo e se preparar para futuras pandemias".

Durante a ligação, o premiê britânico parabenizou Draghi por sua recente nomeação e ambos afirmaram que existe grandes oportunidades para melhorar a relação bilateral entre Itália e Reino Unido, principalmente no ano em que os países sediam o G20 e o G7, respectivamente, e fazem parceria para hospedar a COP26.

O G7 é formado pelos sete países mais industrializados - EUA, Japão, Alemanha, França, Itália, Canadá e Reino Unido -, além da União Europeia, enquanto que o G20 reúne 19 das maiores economias do mundo e a UE.

Na nota oficial, Downing Street ressaltou que os dois premiês também falaram sobre a cúpula COP26 deste ano e a influência que terá na preservação e cumprimento do Acordo de Paris.

Em relação à colaboração na indústria militar, foi destacado a cooperação do Reino Unido, Itália e Suécia no "sistema aéreo de combate futuro" com o objetivo de tornar "o mundo mais seguro e próspero".

Por fim, sobre a crise na Líbia, os líderes italiano e britânico prometeram se ver pessoalmente em breve, mas já se comprometeram em trabalhar em conjunto para apoiar o novo governo interino para ajuda-lo a "construir um futuro mais pacífico e estável" no país.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade