PUBLICIDADE

Mundo

Draghi e Conte vão debater tensão no governo na próxima segunda

1 jul 2022 - 19h39
(atualizado às 20h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, e o líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) Giuseppe Conte vão se reunir na próxima segunda-feira (4) para tentar aliviar a tensão registrada no governo nos últimos dias.

Draghi e Conte vão debater tensão no governo na próxima segunda
Draghi e Conte vão debater tensão no governo na próxima segunda
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O encontro no Palazzo Chigi, sede do governo em Roma, foi confirmado após uma breve conversa entre os dois por telefone nesta sexta-feira (1º) para "esclarecer o desconforto político".

A tensão continua alta na coalizão do governo desde quando o ex-premiê e líder do M5S acusou Draghi de ter pedido para o fundador do partido, Beppe Grillo, para retirá-lo do comando por ser "inadequado", apesar de o chefe de governo negar a intervenção.

Conte explicou que a reunião com Draghi "será importante para esclarecer e entender onde chegamos" e sugeriu que a hipótese de apoio externo ao governo está em cima da mesa. "Haverá envolvimento dos órgãos políticos e avaliaremos", enfatizou ele sobre a decisão de ficar ou não na coalizão.

Questionado por jornalistas se o premiê italiano realmente sugeriu uma cisão no M5S, Conte respondeu que falará com ele na segunda-feira. "Uma cisão como essa não pode ser cultivada em poucas horas, por um tempo houve uma agenda pessoal fora da linha política do Movimento".

Apesar da tensão, Draghi disse ontem em coletiva de imprensa que seu governo "não corre qualquer risco porque os interesses nacionais e italianos são prioridades para todas as forças que apoiam sua administração".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade