PUBLICIDADE

Mundo

Draghi assina decreto que institui certificado para vacinados

Atestado também valerá para curados e pessoas com teste negativo

17 jun 2021 - 11h59
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, assinou nesta quinta-feira (17) o decreto que regulamenta os certificados para pessoas vacinadas contra a Covid-19, recém-curadas da doença ou que apresentem teste negativo.

Turistas na área arqueológica de Roma, capital da Itália
Turistas na área arqueológica de Roma, capital da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Na prática, o texto permite a aplicação no país do "certificado verde" criado pela União Europeia, que entra em vigor no próximo dia 1º de julho.

A plataforma lançada pela UE garantirá o compartilhamento de informações entre os sistemas instituídos em cada Estado-membro do bloco, já que a emissão dos certificados será de responsabilidade dos governos nacionais.

"De tal modo, será assegurada a plena liberdade de movimento no território da União para todos aqueles que tiverem um certificado nacional válido", diz um comunicado do governo italiano.

O atestado será disponibilizado gratuitamente em formato físico e digital e é voltado para pessoas residentes na Itália, mas o governo alerta que não trata-se de um documento de viagem.

"Antes de viajar, verifique as medidas sanitárias aplicáveis e as relativas restrições no lugar de destino", diz o comunicado.

O certificado será emitido para pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19 ou que tenham tomado a primeira dose há pelo menos 15 dias; curados da doença nos seis meses anteriores; e indivíduos que testem negativo em exames PCR ou de antígeno nas 48 horas anteriores.

A posse desse documento poderá ser exigida para participação em eventos públicos na Itália, para viagens internas entre regiões de alto risco (hoje nenhuma está nessa condição) e para acesso a asilos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade