PUBLICIDADE

Mundo

Divididos, separatistas catalães marcham por independência

11 set 2019 - 15h18
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares de separatistas catalães acenando com bandeiras pró-independência e bradando "Independência agora!" se reuniram em Barcelona, nesta quarta-feira, para pedir a separação da região do restante da Espanha e a libertação de líderes políticos presos.

Manifestantes exibem bandeira separatista da Catalunha durante protesto em Barcelona
11/09/2019
REUTERS/Albert Gea
Manifestantes exibem bandeira separatista da Catalunha durante protesto em Barcelona 11/09/2019 REUTERS/Albert Gea
Foto: Reuters

A manifestação pró-independência anual acontece em um momento definitivo, já que as políticas regional e nacional estão tumultuadas e o ansiosamente aguardado veredicto de um tribunal a respeito de uma tentativa de independência fracassada é esperado para o início do mês que vem.

Apesar da revolta da multidão com a falta de união entre partidos separatistas quanto à estratégia a adotar em relação a Madri, a marcha pacífica no centro da capital regional demonstrou que o separatismo catalão continua sendo um grande desafio para a Espanha.

Muitos manifestantes brandiam cartazes dizendo "Nós o faremos de novo", um bordão separatista que se refere a um referendo proibido e a uma declaração de independência que cativaram a atenção do mundo dois anos atrás.

Em 2017, líderes catalães desafiaram uma interdição judicial organizando uma votação secessionista.

Naquela ocasião, a polícia usou cassetetes contra as multidões que tentavam votar, o que levou o então governo conservador da Espanha a impor temporariamente um controle direto de Madri sobre a região.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade