PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Irã prega atitude "realista" para resolver crise na Síria

19 jan 2014 - 14h04
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã defende uma postura "realista" para resolver a crise síria durante a conferência de paz Genebra II, que começará na quarta-feira e para a qual Teerã não foi convidado, indicou neste domingo a imprensa iraniana.

"A conferência pode abrir caminho para uma solução política, se adotar um ponto de vista realista a respeito da crise na Síria", declarou o vice-ministro das Relações Exteriores, Hosein Amir Abolahian, citado pelo site da emissora de rádio e televisão Irib.

As decisões que forem tomadas na Suíça "não deveriam levar ao fortalecimento dos movimentos extremistas na Síria", acrescentou Amir Abolahian, citado pela agência Isna, afirmando que "a solução democrática será manifestada por meio do voto dos sírios".

O Irã é o principal aliado regional de Damasco, mas Teerã e Paris, que apoia a oposição, "têm a mesma visão" do futuro sírio: um país unido, pluralista, onde os direitos das minorias sejam respeitados, segundo uma fonte diplomática francesa.

A Rússia, que tomou a iniciativa de organizar a conferência de Genebra II com os Estados Unidos, quer que Washington aceite a participação de Teerã em Genebra II.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade