PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Em meio à guerra civil, eleição presidencial começa na Síria

Seções eleitorais abriram suas portas apenas nas regiões controladas pelo governo Assad, que tenta a reeleição

3 jun 2014 - 01h21
(atualizado às 03h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Sírio se prepara para escolher seu candidato em posto eleitoral na capital Damasco
Sírio se prepara para escolher seu candidato em posto eleitoral na capital Damasco
Foto: Reuters

As seções eleitorais abriram suas portas nesta terça-feira na Síria para as eleições presidenciais nas regiões controladas pelas autoridades, segundo a emissora de televisão oficial. Os centros de votação estarão abertos durante o dia de hoje das 7h às 19h locais (1h e 13h de Brasília).

Quase 16 milhões de sírios estão credenciados para votar nas 9.601 seções eleitorais disponibilizadas pelas autoridades, das quais 1.563 estão na capital Damasco. O presidente Bashar al-Assad, que está no poder desde 2000, é candidato a um terceiro mandato de sete anos.

Estas são as primeiras eleições com mais de um candidato no país há 50 anos. Além de Assad, se apresentaram como candidatos o deputado da oposição tolerada Maher Abdel Hafez Hayar e o ex-ministro Hassan Abdullah al Nouri.

O governo reforçou a segurança para manter a ordem durante as eleições e aumentou os postos de controle para evitar ações de sabotagem e a infiltração de "terroristas" em Damasco e em outras regiões centrais.

A campanha eleitoral acabou oficialmente ontem às 7h locais. As eleições acontecem no meio da guerra civil no país, que chega ao seu quarto ano e já deixou mais de 162 mil mortes.

As eleições acontecerão somente nas áreas controladas pelas autoridades em todas as províncias, exceto em Al Raqqah (norte), que está sob domínio do grupo radical Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL). Fontes do governo garantem que o regime controla 70% do território do país.

Ontem, o primeiro-ministro Wael al Halqi convocou os cidadãos para que compareçam em massa às urnas para escolher o futuro chefe de Estado.

Por sua vez, a Presidência síria destacou que os cidadãos do país poderão votar "com total liberdade, transparência e responsabilidade".

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade