PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Assad nomeia governadores para cinco províncias da Síria

Algumas regiões são controladas pelas forças do governo, outras estão sob o comando dos insurgentes

22 out 2014 - 13h59
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente da Síria, Bashar al-Assad, fala durante entrevista à televisão estatal venezuelana TeleSUR em Damasco, em fotografia distribuída pela agência de notícias SANA, em 26 de setembro de 2014</p>
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, fala durante entrevista à televisão estatal venezuelana TeleSUR em Damasco, em fotografia distribuída pela agência de notícias SANA, em 26 de setembro de 2014
Foto: SANA / Reuters

O presidente da Síria, Bashar al Assad, nomeou nesta quarta-feira novos governadores para cinco províncias do país, duas delas - Latakia e Tartus - redutos do regime, informou a presidência do país em comunicado.

Segundo a nota, publicada no perfil do Facebook do gabinete do presidente, Assad designou novos responsáveis para as províncias de Aleppo e Idlib, no norte; Latakia e Tartus, no noroeste; e Quneitra, no sul, que faz fronteira com as Colinas de Golã, ocupadas por Israel.

Aleppo está dividida em áreas controladas pelas forças governamentais e outras nas mãos dos rebeldes. Além disso, toda sua região leste se encontra em poder do Estado Islâmico (EI).

A maior parte de Idlib está sob controle dos insurgentes, mas há alguns lugares dominados pelo regime.

Para essa província se transferiram os membros da Frente al Nusra, grupo sírio ligado à Al Qaeda, que anteriormente estavam presentes na periferia leste de Aleppo, agora tomada pelo EI.

Já Latakia e Tartus são os principais redutos de Assad na Síria, junto com Damasco, e estiveram relativamente livres da violência, mas, este ano, o norte de Latakia foi alvo de uma ofensiva da oposição, que foi repelida pelo Exército sírio.

Nos últimos meses, Quneitra vem sendo cenário de operações dos rebeldes, que tentam tomar seu controle em meio a duros enfrentamentos com as forças governamentais.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade