PUBLICIDADE

Mundo

Diplomata norte-coreano some na Itália após pedido de asilo

Jo Song Gil desapareceu com a esposa no início de novembro

3 jan 2019 - 10h25
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Um diplomata da Coreia do Norte que até recentemente era embaixador interino na Itália desapareceu, disse um parlamentar da Coreia do Sul nesta quinta-feira depois que um jornal de seu país noticiou que ele estava pedindo asilo no Ocidente.

O diplomata Jo Song Gil desapareceu com a esposa depois de sair da embaixada sem aviso no início de novembro, de acordo com Kim Min-ki, parlamentar sul-coreano que foi informado pelo Serviço Nacional de Inteligência.

Bandeira da Coreia do Norte em frente à embaixada do país em Roma
03/01/2019
REUTERS/Alessandro Bianchi
Bandeira da Coreia do Norte em frente à embaixada do país em Roma 03/01/2019 REUTERS/Alessandro Bianchi
Foto: Reuters

Citando uma fonte diplomática não identificada, o jornal JoongAng Ilbo relatou na manhã desta quinta-feira que Jo, de 48 anos, pediu asilo a um país ocidental não especificado e que estava em um "lugar seguro" com sua família sob a proteção do governo italiano.

Kim disse aos repórteres que tem alguma informação sobre o caso, mas que não poderia discuti-lo.

"Eles deixaram a missão diplomática e sumiram", disse Kim em referência a Jo e sua família.

Se o fato se confirmar, Jo engrossará uma lista lentamente crescente de diplomatas de alto escalão que tentaram fugir da empobrecida e opressiva Coreia do Norte governada por Kim Jong Un.

Uma fonte a par do assunto, que pediu para não ser identificada para poder falar de uma questão política delicada, disse à Reuters que Jo foi substituído oficialmente por Kim Chon na função de embaixador interino no final de novembro.

A fonte não conseguiu confirmar a reportagem do JoongAng Ilbo, nem se Jo ainda está na Itália.

O governo da Coreia do Sul disse na manhã desta quinta-feira que não tem conhecimento do assunto.

Um representante da embaixada italiana em Seul, que também é responsável por assuntos norte-coreanos, não tinha nenhum comentário a fazer de imediato.

Veja também:

5 momentos que marcaram 2018 no mundo:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade