PUBLICIDADE

Mundo

Desastres climáticos custam recorde de US$306 bi aos EUA

8 jan 2018 - 18h53
(atualizado às 19h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O clima e desastres relacionados a ele custaram aos Estados Unidos um recorde de 306 bilhões de dólares em 2017, que foi o terceiro ano mais quente já registrado, disse a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA nesta segunda-feira.

Casas em área inundada pelas chuvas do furacão Harvey em Port Arkansas, nos Estados Unidos
26/08/2017 Divulgação/Guarda Costeira dos EUA
Casas em área inundada pelas chuvas do furacão Harvey em Port Arkansas, nos Estados Unidos 26/08/2017 Divulgação/Guarda Costeira dos EUA
Foto: Reuters

O relatório da agência federal ressalta os riscos econômicos de tais desastres, mesmo com o governo do presidente Donald Trump duvidando de suas causas e dando início à retirada dos EUA de um pacto global para combater as mudanças climáticas.

O órgão disse que incêndios florestais na costa Oeste e os furacões Harvey, Maria e Irma contribuíram para tornar 2017 o ano mais dispendioso na história. O recorde anterior foi de 215 bilhões de dólares em 2005, quando os furacões Katrina, Wilma e Rita assolaram o lado norte-americano da Costa do Golfo.

Enquanto isso, a temperatura média anual dos Estados Unidos foi de 54,6 graus Fahrenheit (12,6 graus Celsius) em 2017, 2,6 graus Farenheit acima da média do século 20 e a terceira mais quente desde que os registros começaram a ser mantidos, em 1895, atrás de 2012 e 2016, disse a agência.

Os cientistas concluíram há tempos que a emissão de dióxido de carbono e outros a partir dos combustíveis fósseis e atividades industriais está causando as mudanças climáticas, levando a enchentes, secas e tempestades mais frequentes e poderosas.

Trump, um republicano, prometeu impulsionar a produção de petróleo, gás e carvão nos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade