PUBLICIDADE

Mundo

Deputados de centro-direita formam novo grupo de apoio a Draghi

'Coragem Itália' deve se transformar em partido em 2 meses

27 mai 2021 - 09h50
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi formado nesta quinta-feira (27), na Câmara dos Deputados, um novo grupo político de centro-direita que, dentro de dois meses, deve se tornar um partido formal.

Batizado de "Coragem Itália", ele é formado por 24 deputados e já conta com o apoio de sete senadores.

A formalização ocorreu durante a sessão de hoje, com o anúncio da vice-presidente da Câmara, Maria Edera Spadoni, que ainda confirmou que Marco Marin será o líder do grupo.

"Esse é o governo do melhor e merece ir adiante. Estamos aqui para dar uma mão a [Mario] Draghi, que é a pessoa mais importante", disse Marin ao apresentar o novo grupo, que será de claro apoio ao premiê italiano.

Além dos deputados e senadores que já manifestaram adesão, o "pacto constituinte" do Coragem Itália tem a contribuição do prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, e do governador da Ligúria, Giovanni Toti. Este último é líder do grupo "Mudemos", que deve se fundir à nova união.

Segundo fontes ligadas aos políticos, a ideia do novo partido é ser um novo Força Itália, sigla liderada pelo ex-premiê Silvio Berlusconi. A adesão majoritária, inclusive, é de membros do FI, 12 no total.

Aliados de Berlusconi afirmaram que a criação do novo grupo irritou o "Cavaliere" que teria falado aos mais próximos que o grupo "parece apenas um Mudemos! mais ampliado" e não o seu partido.

"É um projeto que nasce fora do Parlamento, no país, no interior da centro-direita para olhar para o futuro. Os parlamentares chegam com tantas histórias diversas e isso quer dizer que essa poderá ser a casa de tantas pessoas com diversas sensibilidades. O nosso é ainda um pensamento popular, liberal e reformista", disse Toti sobre o novo grupo.

Sobre a possível briga com o líder do FI, o governador afirmou que o grupo está "aberto a discussões" com a sigla do ex-premiê e que sua ideia era ter "um único partido de centro-direita".

"Estaremos com Berlusconi se ele quiser fazer batalhas institucionais. Estamos aqui para ampliar o perímetro, não reduzi-lo", acrescentou.

Já Brugnaro lembrou de Berlusconi ao falar sobre o Coragem Itália. "Obrigado a Berlusconi, foi um corajoso, mas agora devemos andar para frente, é um outro tempo. Não somos contra ninguém, mas precisamos olhar para o futuro e servir os jovens", afirmou o prefeito de Veneza.

A criação da nova sigla é também uma resposta ao avanço da extrema-direita na política italiana. Segundo um levantamento divulgado no último dia 24 pelo instituto de pesquisa Quorum/YouTrend, os italianos preferem quatro partidos de maneira bem ampla.

A intenção de voto mostra que a sigla de extrema-direita Liga tem 21,1% das intenções de votos; o Partido Democrático, de centro-esquerda, aparece na segunda posição com 19,5%; o Irmãos da Itália, também de extrema-direita, tem 18,8%; e o populista Movimento 5 Estrelas tem 17,3%. O FI de Berlusconi aparece bem distante, com apenas 7,4% das intenções de votos. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade