PUBLICIDADE

Mundo

Deputados chilenos aprovam pedido de impeachment de Piñera

Pedido foi apresentado em outubro na esteira das revelações do escândalo de empresas offshore em paraísos fiscais

9 nov 2021 - 09h17
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Análise do pedido agora segue para o Senado, onde o governo tem maioria
Análise do pedido agora segue para o Senado, onde o governo tem maioria
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Após mais de 22 horas de sessão, a Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira (9) o pedido de impeachment do presidente do país, Sebastián Piñera, por 78 votos a favor e 67 contrários - além de três abstenções.

A quantidade de votos era, exatamente, a necessária para dar andamento ao pedido, que agora seguirá para análise do Senado.

Na câmara alta, serão necessários 29 dos 43 votos, mas os governistas têm maioria parlamentar.

O mandato de Piñera encerra-se em 22 de março do ano que vem e o país terá o primeiro turno das eleições no próximo 21 de novembro. Caso o processo se consume, quem assumiria o governo interinamente seria o ministro do Interior, Rodrigo Delgado.

O pedido de impeachment foi apresentado no dia 13 de outubro na esteira das revelações do escândalo de empresas offshore em paraísos fiscais conhecido como Pandora Papers.

Segundo os documentos revelados por um consórcio internacional de jornalistas, o mandatário aparece como dono de duas empresas do tipo nas Ilhas Virgens Britânicas.

Além do processo político, o Ministério Público do Chile também abriu uma investigação sobre as denúncias, especialmente, por conta de movimentações ocorridas em 2010, quando Piñera estava cumprindo seu primeiro mandato como presidente.

Os documentos apontam que a venda de uma grande mineradora chilena estava condicionada ao compromisso do governo do presidente em não criar uma área de preservação ambiental no local. Por isso, ações das empresas foram vendidas com informações privilegiadas.

Piñera sempre negou as acusações e afirma que deixou o comando das empresas antes de assumir o cargo de presidente, em 2009. Ele ainda destacou que a Justiça não encontrou problemas nessas transações em um processo em 2011.

O presidente é considerado um dos homens mais ricos do Chile, com um patrimônio estimado em quase US$ 5 bilhões.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade