PUBLICIDADE

Mundo

Deputados britânicos pedem extradição de Assange para Suécia

Fundador do WikiLeaks foi preso na última quinta-feira (11)

13 abr 2019 - 11h23
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 70 deputados britânicos assinaram uma carta neste sábado (13) para pedir ao ministro do Interior do Reino Unido, Sajid Javid, que assegure que o australiano Julian Assange seja entregue às autoridades suecas, caso peçam sua extradição.

O fundador do WikiLeaks foi preso na última quinta-feira (11) na embaixada equatoriana em Londres, onde estava exilado há sete anos para evitar sua detenção pelas acusações de estupro e agressão sexual na Suécia. Segundo a advogada Jennifer Robinson, ele foi detido pela polícia britânica com base em um pedido de extradição dos Estados Unidos e por ter faltado a uma audiência em 2012.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dentro de carro de polícia após ser detido em Londres
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dentro de carro de polícia após ser detido em Londres
Foto: Henry Nicholls / Reuters

Assange, por sua vez, nega todas as acusações. No entanto, a Justiça sueca não descarta a possibilidade de reabrir o processo arquivado em 2017.

A carta dos parlamentares, em sua maioria assinada por membros do partido Trabalhista, pede para Javid priorizar o possível pedido de extradição da Suécia, como uma forma de "apoiar vítimas de violência".

"Isto permitiria encerrar a investigação sobre uma acusação de estupro e, se for adequado, apresentar acusações e organizar um julgamento", dizem os deputados "Não estamos dizendo que ele é culpado, mas acreditamos que deve haver um processo adequado e que o acusado deve ver que a justiça será feita", acrescenta o documento, que afirma que a acusação de estupro será prescrita em agosto de 2020. Na Suécia, Assange é acusado em dois casos, sendo um de estupro e outro de agressão sexual, que prescreveu em 2015.

Veja também

Ao lado da Mona Lisa: Airbnb oferece uma noite no Louvre :
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade