PUBLICIDADE

Mundo

Depender da soja brasileira é endossar desmatamento, diz Macron

Presidente francês disse que quer produzir grão na Europa

12 jan 2021 - 16h53
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a atacar a política ambiental brasileira em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (12) e defendeu que a Europa plante soja para diminuir a dependência do grão importado do Brasil.

Macron voltou a atacar Brasil por conta do desmatamento
Macron voltou a atacar Brasil por conta do desmatamento
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Continuar a depender da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia. Somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa", escreveu na publicação em que também aparece falando sobre o tema em um vídeo.

"Quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes. Precisamos da soja brasileira para viver? Então, vamos produzir soja europeia ou algo equivalente", disse na gravação.

Macron participou nesta semana de uma reunião internacional com presidentes e chefes de governo para debater questões ambientais, em evento que não contou com nenhum representante brasileiro.

O presidente francês vem em um constante embate com o governo brasileiro, especialmente, por conta da grande quantidade de incêndios florestais registrados nos últimos dois anos. A fala de Macron, no entanto, não mostra nenhum dado ou documento novo.

O governo brasileiro, por sua vez, critica bastante Macron por dizer que ele está dando voz ao protecionismo francês na agricultura e argumenta que a soja nacional não é plantada em áreas amazônicas.

Inclusive, Macron é um dos principais defensores da não assinatura do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia por afirmar que os países locais, especialmente o Brasil, não seguem os rígidos protocolos ambientais que os produtores europeus precisam seguir. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade