PUBLICIDADE

Mundo

Democrata Sanders e sindicato de Nevada entram em choque antes de primária

13 fev 2020 - 09h43
(atualizado às 09h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O pré-candidato democrata norte-americano Bernie Sanders, que se retrata como defensor do sindicalismo, enfrenta um conflito crescente com o Sindicato dos Trabalhadores de Culinária de Nevada na quarta-feira, dez dias antes de o Estado realizar a terceira disputa da indicação do partido.

Pré-candidato democrata Bernie Sanders durante primárias em New Hampshire, EUA
11/02/2020
REUTERS/Mike Segar
Pré-candidato democrata Bernie Sanders durante primárias em New Hampshire, EUA 11/02/2020 REUTERS/Mike Segar
Foto: Reuters

As tensões entre o sindicato poderoso de 70 mil membros e o senador de 77 anos, que chega a Nevada após um ótimo desempenho no Iowa e uma vitória em New Hampshire na terça-feira, estão fervendo há meses.

O sindicato, que criticou o plano de saúde universal de Sanders em um panfleto distribuído aos seus associados na terça-feira, disse no dia seguinte que os apoiadores do presidenciável reagiram atacando "violentamente" a organização via Twitter, mensagens de texto, mensagens de voz e mensagens pessoais.

O sindicato de Nevada, que tem uma influência desproporcional em um Estado altamente dependente do turismo, é contra o plano Medicare for All de Sanders, que propõe que o governo se ocupe da saúde e acabe com os planos particulares.

"É decepcionante que os apoiadores do senador Sanders tenham atacado violentamente o Sindicato de Culinária e as famílias trabalhadoras de Nevada simplesmente porque nosso sindicato forneceu fatos sobre o que certas propostas de saúde podem fazer", disse Geoconda Argüello-Kline, secretária-tesoureira da entidade, em um comunicado, sem especificar os ataques.

A campanha de Sanders respondeu com um comunicado em que defende seu plano por ser uma garantia de atendimento abrangente.

"O programa foi concebido tendo a classe trabalhadora, e particularmente membros de sindicatos, em mente", disse Sarah Michelsen, diretora estadual da campanha Bernie 2020 Nevada, em um comunicado.

Centrais sindicais dos Estados Unidos passaram anos negociando planos de saúde de qualidade e apoiados por sindicatos que temem perder se um sistema de saúde governamental único financiado por impostos for adotado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade