PUBLICIDADE

Mundo

Democrata anuncia acordo para 'reabrir' governo dos EUA

A administração federal está paralisada desde 20 de janeiro

22 jan 2018 - 16h13
(atualizado às 16h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, anunciou nesta segunda-feira (22) um acordo para aprovar o orçamento federal provisoriamente e permitir a reabertura do governo, paralisado desde o último sábado (20).

O governo Trump está paralisado desde 20 de janeiro
O governo Trump está paralisado desde 20 de janeiro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Votaremos hoje pela reabertura do governo", garantiu, antes do início da votação no Senado. Segundo Schumer, a Casa Branca se comprometeu a iniciar "imediatamente" uma discussão sobre os "dreamers", imigrantes ilegais que chegaram aos EUA ainda crianças ou adolescentes e que estão na mira do presidente Donald Trump.

Um dos motivos que impediram a prorrogação provisória do orçamento até 16 de fevereiro foi justamente a questão dos "dreamers", que eram protegidos pelo programa "Ação Diferida para Chegadas Infantis" (Daca, na sigla em inglês), criado pelo democrata Barack Obama.

No entanto, em setembro passado, Trump anunciou a revogação da iniciativa. A decisão do republicano foi parcialmente suspensa pela Justiça, mas os "dreamers" ainda correm risco de deportação. Trump chegou a acusar os democratas de darem mais importância para imigrantes ilegais do que para a segurança do país.

O orçamento que será votado nesta segunda pelo Senado valerá apenas até 8 de fevereiro, ou seja, democratas e republicanos terão menos de 20 dias para chegar a um acordo

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade