PUBLICIDADE

Mundo

Democracia tunisiana enfrenta crise após presidente dissolver o governo

26 jul 2021 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Tunísia entrou em sua pior crise em uma década de democracia nesta segunda-feira, após o presidente Kais Saied destituir o governo e suspender o Parlamento, com a ajuda do Exército, uma medida denunciada como um golpe pelos principais partidos, incluindo os islâmicos.

Supporters of Tunisia's President Kais Saied gather near the parliament building in Tunis, Tunisia, July 26, 2021. REUTERS/Zoubeir Souissi
Supporters of Tunisia's President Kais Saied gather near the parliament building in Tunis, Tunisia, July 26, 2021. REUTERS/Zoubeir Souissi
Foto: Reuters

Essa decisão acontece após meses de impasse e disputas que colocaram Saied, um político independente, contra o primeiro-ministro Hichem Mechichi e um Parlamento fragmentado, com a Tunísia cada vez mais afogada em uma crise econômica exacerbada pela pandemia de Covid-19.

O presidente do Parlamento, Rached Ghannouchi, líder do partido moderado islamita Ennahda, que teve um papel em sucessivas coalizões, criticou a medida como um ataque à democracia e convocou os tunisianos a irem às ruas em oposição.

Apoiadores e adversários do presidente atiraram pedras entre si no lado de fora do Parlamento na manhã desta segunda-feira, causando ferimentos --um homem pôde ser visto sentado na rua sangrando na cabeça. Os bônus em moeda forte da Tunísia despencaram.

O Exército, que ainda não comentou as medidas de Saied, deslocou-se ao palácio do governo em Kasbah e impediu funcionários de entrarem no prédio nesta segunda-feira. Tropas também cercaram o Parlamento e impediram a entrada de Ghannouchi.

Em um comunicado no fim de domingo, Saied evocou a Constituição para destituir Mechichi e um decreto para suspender o parlamento por 30 dias, dizendo que governaria ao lado de um novo premiê.

Mechichi --também um independente-- estava em casa e não estaria detido, segundo uma fonte próxima a ele e duas fontes de segurança tunisianas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade