PUBLICIDADE

Mundo

Defesa Civil da Itália projeta quarentena até maio

A decisão, no entanto, dependerá da evolução da pandemia

3 abr 2020 - 09h41
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe da Defesa Civil da Itália, Angelo Borrelli, disse nesta sexta-feira (3) que acredita na prorrogação das medidas de isolamento social no país ao menos até 1º de maio.

Entrada do Hospital Cardarelli, em Nápoles
Entrada do Hospital Cardarelli, em Nápoles
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O confinamento estabelecido em 10 de março vigoraria até esta sexta, mas o governo decidiu estendê-lo ao menos até o dia 13, segunda-feira pós-Páscoa, que é feriado na Itália.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte, no entanto, ainda não anunciou se haverá uma nova prorrogação. Em entrevista à emissora pública Rai Radio 1, Borrelli foi questionado se, após a Páscoa, os italianos também passariam o feriado de 1º de maio em casa.

"Acredito que sim, não acho que essa situação terá terminado naquela data. Ficaremos em casa por muitas semanas", disse o chefe da Defesa Civil. Segundo Borrelli, a chamada "fase 2" da emergência, ou seja, quando o governo relaxará o isolamento, pode iniciar em meados de maio, "ainda que não haja nenhuma certeza".

Ele ressaltou, no entanto, que a decisão caberá ao comitê técnico-científico do governo e dependerá da evolução da curva epidêmica, que vem desacelerando nas últimas semanas. "A situação atual é estacionária. Precisamos ver quando ela começará a descer", disse.

Na última quinta, Conte havia dito que o governo já estava programando a fase pós-quarentena, mas sem estabelecer datas. As restrições à circulação e às atividades produtivas têm como objetivo "achatar" a curva epidêmica, que explodiu nas primeiras semanas de disseminação do vírus na Itália e sobrecarregou o sistema de saúde, especialmente na Lombardia, região mais afetada.

Quando os casos ativos voltarem a um patamar sustentável, a expectativa é de que o governo comece a afrouxar o confinamento. Até o momento, o país contabiliza 115.242 mil contágios pelo novo coronavírus e 13.915 mortes, de acordo com a Defesa Civil.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade