PUBLICIDADE

Mundo

Dalai Lama é vacinado contra o coronavírus e incentiva imunização

O líder espiritual tibetano pediu que todos "tomem a injeção" enquanto recebia sua primeira dose da vacina AstraZeneca.

7 mar 2021 - 08h21
Compartilhar
Exibir comentários
O Dalai Lama disse que as vacinas são necessárias para "prevenir problemas graves"
O Dalai Lama disse que as vacinas são necessárias para "prevenir problemas graves"
Foto: EPA / BBC News Brasil

O líder espiritual tibetano Dalai Lama recebeu sua primeira dose da vacina contra o coronavírus neste sábado (6/3). "É muito, muito útil, muito bom", disse ele ao receber a vacina da Oxford-AstraZeneca em uma instalação na cidade indiana de Dharamsala, no norte do país.

O Dalai Lama, que tem 85 anos, se inscreveu para ser vacinado, disseram autoridades.

A Índia lançou sua campanha de vacinação no dia 16 de janeiro, primeiro aos profissionais de saúde e profissionais na linha de frente.

No entanto, desde 1º de março, o esquema foi estendido a pessoas com mais de 60 anos e àquelas entre 45 e 59 anos com comorbidades.

Ao receber a vacina, o Dalai Lama instou a população a "tomar esta injeção" e disse que as pessoas precisavam ser vacinadas para "prevenir alguns problemas sérios".

O líder do budismo tibetano se inscreveu para ser vacinado
O líder do budismo tibetano se inscreveu para ser vacinado
Foto: EPA / BBC News Brasil

O diretor médico do distrito de Kangra, em Himachal Pradesh, o médico Gurdarshan Gupta, disse que o Dalai Lama se ofereceu para visitar o centro de vacinação "como um homem comum", segundo a agência de notícias Reuters.

"Marcamos a sessão pela manhã, considerando a preocupação com a segurança", acrescentou.

Em declarações à BBC no ano passado, o Dalai Lama disse que a pandemia havia promovido um "sentimento de preocupação, um sentimento de maior compaixão".

O governo indiano pretende cobrir 300 milhões de "pessoas prioritárias" com sua campanha de vacinação até o final de julho.

A agência reguladora de medicamentos do país autorizou duas vacinas - uma desenvolvida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford (que também é aplicado no Brasil) e outra pela empresa indiana Bharat Biotech (Covaxin).

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi, 70, foi um dos primeiros a tomar a vacina.

Desde o início da pandemia, a Índia registrou mais de 11 milhões de casos de coronavírus e mais de 157 mil mortes.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade