PUBLICIDADE

Mundo

Cuba enviará médicos para ajudar região carente na Itália

Acordo foi anunciado pelo governo da Calábria

18 ago 2022 - 10h17
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo de Cuba vai enviar quase 500 médicos para remediar a carência de profissionais da saúde em uma das regiões mais pobres da Itália.

Médicos cubanos que atuaram em hospital de campanha em Turim, na Itália, em 2020
Médicos cubanos que atuaram em hospital de campanha em Turim, na Itália, em 2020
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O acordo foi assinado na última quarta-feira (17) pelo governador da Calábria, Roberto Occhiuto, do partido conservador Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi.

Segundo ele, a medida se tornou necessária devido à falta de candidatos nos diversos concursos públicos realizados pela região para contratar médicos para seus hospitais.

"Graças a esse acordo, poderemos utilizar temporariamente trabalhadores da saúde provenientes de Cuba. O governo caribenho vai colocar à nossa disposição 497 médicos com diversas especializações", disse Occhiuto.

Os primeiros profissionais devem chegar à Calábria em setembro, começando por aqueles que já falam italiano. "Os outros, antes de iniciar o serviço, farão cursos intensivos para aprender nossa língua. De qualquer maneira, os médicos cubanos terão nossos trabalhadores da saúde sempre a seu lado", acrescentou o governador.

Occhiuto afirmou ainda que a Calábria tem recursos suficientes para contratar médicos italianos, mas não surgiram interessados. "Tentamos de tudo", declarou.

Situada no extremo-sul da Itália, a região tem 24,1% de seus habitantes vivendo em condição de pobreza, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (Istat). Esse é o terceiro pior índice no país, atrás apenas da Puglia (32,2%) e da Campânia (29%), também na parte meridional da península.

Em novembro de 2020, já durante a pandemia de Covid-19, a Calábria chegou a fechar um convênio com a ONG Emergency, especializada em tratamentos para vítimas de guerras, para a gestão de hospitais de campanha.

O sistema de saúde calabrês está sob intervenção de Roma desde 2009 devido a dívidas e infiltrações do crime organizado em gestões anteriores - a Calábria é berço da 'ndrangheta, poderosa máfia que tem ramificações no mundo inteiro.

Ao longo da última década, a região conseguiu reduzir sua dívida, mas, para isso, desmantelou parte de sua rede de saúde.

Essa não será a primeira vez que médicos cubanos ajudam a Itália. Em 2020, no início da pandemia, profissionais da saúde do país caribenho foram enviados para atuar em hospitais de campanha em Crema e Turim, no rico norte italiano.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade