PUBLICIDADE

Mundo

Cuba atualizará vacinas locais para enfrentar Ômicron

Autoridades de saúde disseram que os pesquisadores do país de governo comunista atualizarão suas vacinas locais contra a covid-19

1 dez 2021 - 17h24
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Enfermeira aplica dose da vacina Soberana-02 em profissional de saúde durante ensaio clínico do imunizante em Havana
24/03/2021
Ramon Espinosa/Pool via REUTERS
Enfermeira aplica dose da vacina Soberana-02 em profissional de saúde durante ensaio clínico do imunizante em Havana 24/03/2021 Ramon Espinosa/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

e de Cuba disseram que pesquisadores do país de governo comunista estão atualizando suas vacinas locais contra a covid-19 para garantir uma proteção contra a nova variante Ômicron.

A nação caribenha, cuja economia é dependente do turismo, amenizou acentuadamente os requisitos de entrada em meados de novembro na esteira de uma campanha de inoculação bem-sucedida com vacinas desenvolvidas localmente. Tanto as infecções quanto as mortes de covid-19 caíram para 2% ou menos em relação aos seus picos, de acordo com uma contagem da Reuters.

Vicente Verez, diretor do Instituto de Vacinas Finlay de Cuba, disse na terça-feira na mídia estatal que está claro que a vacina cubana Soberana continuará a proporcionar "um certo nível de proteção" contra a Ômicron, mas também disse que o grau desta proteção ainda é incerto.

"Decidimos, a partir da semana passada, começar a desenvolver uma variante Soberana Plus com a proteína RBD da Ômicron", explicou Verez, referindo-se ao domínio receptor-obrigatório (RBD, uma parte essencial do vírus localizada em sua "coroa". "Já começamos, e esta proteína está sendo feita no momento".

Alguns fabricantes mundiais de vacina, como a BioNTech, expressam com cautela a confiança de que seus imunizantes oferecerão proteção forte contra a Ômicron. Outros, como a Moderna, cogitam a possibilidade de uma queda palpável na proteção.

Ainda não está claro se a Ômicron é mais transmissível do que outras variantes ou se causa doenças mais graves.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade