PUBLICIDADE

Mundo

Crítico do Kremlin Alexei Navalny pode pegar 3,5 anos de prisão no retorno à Rússia

14 jan 2021 - 12h24
Compartilhar
Exibir comentários

O crítico do Kremlin Alexei Navalny está em uma lista russa de procurados por supostamente violar os termos de uma sentença de prisão suspensa e corre o risco de ser preso por três anos e meio quando retornar à Rússia neste fim de semana, disse um de seus advogados na quinta-feira.

Alexei Navalny
13/01/2021
Cortesia do Instagram de @NAVALNY/Mídia Social via REUTERS
Alexei Navalny 13/01/2021 Cortesia do Instagram de @NAVALNY/Mídia Social via REUTERS
Foto: Reuters

Navalny anunciou na quarta-feira que planeja voar de volta à Rússia no domingo pela primeira vez desde que foi envenenado em agosto pelo agente nervoso Novichok, apesar do risco de ser preso ao retornar da Alemanha.

O Kremlin nega envolvimento em seu envenenamento, disse não ter visto nenhuma evidência de que ele foi envenenado e que ele está livre para retornar à Rússia a qualquer momento.

Na quarta-feira, Navalny ignorou a lista crescente de ameaças legais, chamando os processos criminais contra ele --dos quais há pelo menos dois pendentes-- de inventados para frustrar suas ambições políticas.

Vadim Kobzev, um dos advogados de Navalny, afirmou à Reuters na quinta-feira que Navalny havia sido colocado em uma lista nacional de procurados porque o serviço penitenciário da Rússia o acusa de não se reportar a eles no final do ano passado em conexão com uma pena suspensa por peculato.

Navalny disse que o caso original contra ele foi forjado e que estava na Alemanha na ocasião em tratamento contra o envenenamento, portanto não poderia se apresentar. O serviço penitenciário diz que ele recebeu alta de um hospital de Berlim em setembro e, portanto, deveria ter voltado a Moscou para se apresentar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade