PUBLICIDADE

Mundo

Covid-19: Wuhan diz ter examinado quase 1/3 dos moradores

O epicentro original do surto do novo coronavírus, examinou mais de 3 milhões de moradores para detectar o patógeno desde abril

15 mai 2020 - 10h11
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade chinesa de Wuhan, o epicentro original do surto do novo coronavírus, examinou mais de 3 milhões de moradores para detectar o patógeno desde abril, e agora concentrará estes esforços no restante da população de 11 milhões de habitantes, de acordo com a mídia estatal.

Moradores fazem fila para serem testados em Wuhan
15/05/2020
REUTERS/Aly Song
Moradores fazem fila para serem testados em Wuhan 15/05/2020 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

A finalização dos exames de todos os moradores da cidade deve dar às autoridades um sinal claro do número de casos assintomáticos agora que as escolas e negócios estão reabrindo, disse a agência oficial de notícias Xinhua na noite de quinta-feira.

A prioridade serão os moradores que ainda não foram examinados, pessoas que moram em conjuntos residenciais que tiveram casos de infecção e Estados antigos ou densamente povoados, disse a Xinhua citando uma reunião do governo de Wuhan.

O temor de uma segunda onda da doença veio à tona no final de semana depois que Wuhan relatou um foco de infecções, o primeiro desde que o isolamento da cidade foi revogado em 8 de abril. As infecções mais recentes vieram de casos assintomáticos - pessoas que têm o vírus mas não exibem sintomas, como febre.

Citando um documento interno encaminhado a autoridades distritais, a Reuters noticiou no dia 11 de maio que a metrópole planeja realizar uma campanha de exames de ácido nucleico ao longo de 10 dias, o que significaria milhões de exames sendo realizados em um período de tempo curto.

Wuhan realizou um total de 1,79 milhão de exames entre 1º de abril e 13 de maio, de acordo com cálculos da Reuters baseados em relatórios diários publicados pela comissão de saúde da cidade.

Se a reportagem da Xinhua, segundo a qual 3 milhões de exames foram realizados desde abril, também usa cifras da comissão de saúde, isso levaria a crer que até 1,2 milhão de exames foram realizados só no dia 14 de abril.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade