PUBLICIDADE

Mundo

Corte de Roma desautoriza Salvini e concede passagem a navio de migrantes

14 ago 2019 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal administrativo de Roma decidiu nesta quarta-feira que um navio de resgate espanhol que transporta cerca de 150 migrantes deve ter permissão para entrar nas águas territoriais da Itália, desafiando uma proibição imposta pelo ministro do Interior, Matteo Salvini.

Ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, participa de cerimônia em Gênova
14/08/2019
REUTERS/Massimo Pinca
Ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, participa de cerimônia em Gênova 14/08/2019 REUTERS/Massimo Pinca
Foto: Massimo Pinca / Reuters

Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga, respondeu rapidamente que não permitirá a entrada do navio, independentemente do veredicto, armando outro conflito de grande repercussão a respeito da questão imigratória -que se mostrou sua maior angariadora de votos.

O navio da entidade humanitária Open Arms apelou à corte para que lhe permitisse ir para a Itália, dizendo que a lei marítima internacional lhe garante o direito de colocar os imigrantes em segurança.

Falando aos repórteres em Madri, o fundador da Open Arms, Oscar Camps, disse que agora o barco zarpará para a ilha italiana de Lampedusa. Uma vez em águas italianas, a ONG pedirá uma avaliação médica de todos a bordo, acrescentou Camps.

"Esse é mais um passo adiante. Talvez possamos desembarcar mais cedo do que o esperado", disse Camps. "Podemos entrar em águas italianas sem medo de sermos multados ou de o barco ser confiscado".

Na terça-feira, Salvini disse que impediria que o Open Arms e o Ocean Viking, outro navio operado por instituições de caridades da França, levem a seu país mais de 500 imigrante que resgataram no litoral da Líbia desde a semana passada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade