PUBLICIDADE

Mundo

CORREÇÃO-Comitê Judiciário da Câmara dos EUA convida Trump para audiência de impeachment

26 nov 2019 - 19h28
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos convidou nesta terça-feira o presidente Donald Trump para sua primeira audiência no inquérito de impeachment, marcada para o dia 4 de dezembro, iniciando a nova fase em um processo que pode levar a acusações formais contra o presidente. 

25/11/2019
REUTERS/Tom Brenner
25/11/2019 REUTERS/Tom Brenner
Foto: Reuters

A audiência, marcada para as 10h (horário local), terá especialistas jurídicos como testemunhas. Eles ainda não foram identificados. 

Um assessor democrata da Câmara se recusou a comentar se o Comitê Judiciário receberá um relatório formal sobre a investigação liderada pelo Comitê de Inteligência sobre as negociações do governo Trump com a Ucrânia antes da audiência. 

O deputado Jerrold Nadler, o presidente democrata do comitê, disse em nota que havia escrito a Trump para lembrá-lo que as regras do comitê permitem que o presidente compareça à audiência, e que seu advogado interrogue as testemunhas. 

"Basicamente, o presidente tem uma escolha a fazer: Ele pode aproveitar essa oportunidade para ser representado nas audiências, ou ele pode parar de reclamar sobre o processo. Eu espero que ele escolha participar do inquérito, diretamente ou por meio de sua defesa, como outros presidentes já fizeram antes dele." 

Nadler disse em sua carta que a audiência tem a intenção de ser uma oportunidade de discutir as bases históricas e constitucionais do impeachment, assim como o significado de termos como "altos crimes e contravenções". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade