PUBLICIDADE

Mundo

Coronavírus: Estados americanos voltam atrás sobre abertura do comércio após aumento de casos

Estados como a Flórida e o Texas, nos EUA, revertem processo de abertura do comércio — número de casos no país deve chegar a 2,5 milhões de infectados.

27 jun 2020 - 19h30
(atualizado às 19h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Restaurantes na Flórida reabriram em maio
Restaurantes na Flórida reabriram em maio
Foto: EPA / BBC News Brasil

O Estado da Flórida, nos Estados Unidos, registrou recorde em infecções pelo coronavírus em meio a um aumento de casos em Estados do sul que permitiram a reabertura do comércio nas últimas semanas.

Neste sábado (27), a Flórida registrou mais de 9,5 mil novos casos, batendo o recorde de novos registros em um dia. A disparada de casos levou as autoridades a aumentar as restrições para o funcionamento do comércio novamente.

O Estado do Texas, também no sul, já havia voltado atrás sobre a reabertura na sexta.

O número total de pessoas com covid-19 no país deve ultrapassar a marca dos 2,5 milhões neste fim de semana.

Mas de 125 mil pessoas já morreram nos Estados Unidos devido à doença — o maior número de óbitos do mundo. O Brasil vem logo atrás, com 57 mil mortos até o sábado (27).

Na sexta, o médico Anthony Fauci disse que os Estados Unidos têm um "sério problema". Fauci é considerado o mais importante especialista em doenças infecciosas do país e é um dos principais integrantes da força-tarefa criada pela Casa Branca para responder à pandemia.

Fauci falou sobre o tema em pronunciamento da força-tarefa de combate à pandemia da Casa Branca — evento que não acontecia há dois meses. O médico afirmou que os atuais aumentos nos índices de infecção eram devido a regiões que "talvez estivessem reabrindo cedo demais" e ao fato de pessoas não estarem respeitando as recomendações para evitar a contaminação.

"As pessoas estão infectando umas às outras, e em última instância acabam infectando pessoas vulneráveis", disse ele.

Texas teve um grave pico no número de casos de covid-19
Texas teve um grave pico no número de casos de covid-19
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O que está acontecendo na Flórida?

Na manhã de sábado, o Estado divulgou que foram registradas 9.585 novas infecções por coronavírus nas últimas 24 horas. A Flórida tem tido recordes para novos casos quase diariamente desde meados de junho.

O Estado teve um número total de mais de 132 mil casos, com mais de 3,3 mil mortos. A Flórida é um dos Estados com maior número de brasileiros nos EUA.

Muitos outros Estados do sul e do oeste tiveram uma disparada de novos casos quando começaram a flexibilizar as restrições colocadas em prática por causa da pandemia e quando outras pessoas de outras regiões do país começaram a chegar.

No início desta semana, Texas, Flórida e Arizona congelaram os planos de reabertura, em um esforço para combater o surto.

Na sexta-feira, o governador da Flórida, Ron DeSantis, impôs novas restrições, ordenando que os bares do Estado parem de servir álcool em suas instalações — embora não esteja claro como as novas medidas afetariam os restaurantes, informou o Miami Herald.

As praias da Flórida têm ficado lotadas mesmo diante da grave situação enfrentada peloa EUA, que tem o maior número de mortes por covid-19 do mundo
As praias da Flórida têm ficado lotadas mesmo diante da grave situação enfrentada peloa EUA, que tem o maior número de mortes por covid-19 do mundo
Foto: EPA / BBC News Brasil

E no Texas, que também registrou um número recorde de casos nesta semana, o governador Greg Abbott disse aos bares para fechar e limitar a capacidade dos restaurantes em 50%.

Qual é a situação em geral nos EUA?

Na sexta-feira, a Universidade Johns Hopkins disse que o número total de casos no país aumentou mais de 40 mil, para 2.483.516.

Embora parte do aumento se deva a ampliação na testagem, em algumas áreas também está aumentando a taxa de testes positivos (ou seja, número de testes positivos em comparação com o total de testes feitos), o que indica um avanço na contaminação.

As autoridades de saúde estimam que o número real de casos provavelmente seja 10 vezes maior que o total confirmado. O CDC (centro de controle de doenças) disse que até 20 milhões de americanos podem ter sido infectados.

O aumento nos casos está sendo causado por jovens com resultados positivos, especialmente no sul e oeste dos EUA, disse o chefe do CDC, Dr. Robert Redfield.

Mas a Casa Branca disse que a situação está se estabilizando na maior parte do país. Durante pronunciamento sobre coronavírus na sexta-feira, o vice-presidente Mike Pence saudou o "progresso verdadeiramente notável do governo Trump em avançar nossa nação", destacando melhorias nos números de empregos e nas vendas no varejo.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade