PUBLICIDADE

Mundo

Coreias inaugurarão plano para conectar estradas

Projeto será divulgado no próximo dia 26 de dezembro

13 dez 2018 - 12h24
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários

As Coreias inaugurarão no próximo dia 26 de dezembro um projeto conjunto para modernizar as estradas e ferrovias do Norte e conectá-las com o Sul.

Soldados das Coreias do Sul e do Norte na zona desmilitarizada de Panmunjom
Soldados das Coreias do Sul e do Norte na zona desmilitarizada de Panmunjom
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Unificação de Seul e confirma um plano que já era estudado havia meses, no âmbito da reaproximação entre os dois países.

O projeto será inaugurado na estação de trem de Panmun, em Kaesong, cidade da Coreia do Norte que abriga um complexo industrial compartilhado com o Sul. As delegações serão compostas por cerca de 100 pessoas de cada lado, mas há poucas possibilidades de que o presidente Moon Jae-in e o líder Kim Jong-un estejam presentes.

A iniciativa se tornou possível graças à decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) de isentá-la da ampla gama de sanções impostas à Coreia do Norte por causa de seus testes nucleares e balísticos em 2017.

No ano passado, a troca de insultos e ameaças entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levou o mundo a temer por uma guerra na península. No entanto, a partir do início de 2018, Seul e Pyongyang iniciaram um processo de reaproximação que já teve três cúpulas entre o líder norte-coreano e Moon.

Além disso, Kim se reuniu com Trump em 12 de junho, em Singapura, onde os dois se comprometeram com a paz e a desnuclearização.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade