PUBLICIDADE

Ásia

Coreias do Norte e do Sul testam mísseis balísticos

Exercícios ocorreram com poucas horas de diferença no Extremo Oriente

15 set 2021 - 08h47
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Teste de míssil balístico submarino pela Coreia do Sul
Teste de míssil balístico submarino pela Coreia do Sul
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A Coreia do Norte realizou nesta quarta-feira, 15, um novo teste de mísseis balísticos, levantando temores quanto a uma possível escalada da tensão no Extremo Oriente.

Segundo o Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, Pyongyang disparou dois projéteis em direção ao Mar do Japão, mas ainda não há detalhes sobre os vetores utilizados.

Esse já é o segundo teste de mísseis balísticos da Coreia do Norte em 2021 e representa uma violação das resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema.

A Guarda Costeira do Japão confirmou que dois mísseis balísticos caíram na região, mas ainda fora de sua zona econômica exclusiva. "As ações de Pyongyang constituem uma ameaça à paz e à segurança de nossa nação e de toda a região", criticou o premiê japonês, Yoshihide Suga.

O regime de Kim Jong-un vem intensificando suas atividades militares nas últimas semanas e testou recentemente mísseis de cruzeiro de longo alcance. Essas operações seriam uma resposta aos exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos.

Pouco depois dos novos disparos de Pyongyang, Seul testou de forma bem-sucedida um míssil balístico de lançamento submarino, tornando-se o oitavo país do mundo a possuir essa tecnologia, após Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, Índia, China e a própria Coreia do Norte.

Segundo o governo sul-coreano, esse tipo de armamento "pode desenvolver um papel importante na defesa nacional e na instauração da paz na península no futuro".

Essa escalada militar chega em meio ao prolongado impasse nas negociações com os Estados Unidos para a desnuclearização das Coreias.

As conversas estão travadas desde fevereiro de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral com Kim em Hanói, no Vietnã.

O líder norte-coreano exige o fim das sanções internacionais para desmantelar seu principal complexo nuclear, mas os Estados Unidos querem que Pyongyang abra mão de todo o seu arsenal atômico.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade