PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Sul reativará restrições mais duras contra pico de infecções de Covid-19

16 dez 2021 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul disse nesta quinta-feira que reativará regras de distanciamento social mais rigorosas um mês e meio depois de relaxá-las em consonância com a diretriz "Convivendo com a Covid-19", já que o número de infecções novas e casos graves dispara.

As restrições vigorarão de sábado até 2 de janeiro, limitando reuniões a não mais de quatro pessoas totalmente vacinadas e obrigando restaurantes, cafés e bares a fecharem até as 21h e cinemas e cibercafés até as 22h, disseram autoridades.

Pessoas não vacinadas só podem jantar fora sozinhas ou usar serviços de retirada ou entrega.

As medidas chegam no momento em que o número diário de infecções pelo coronavírus e de casos graves da Coreia do Sul continua a atingir novos recordes em meio a uma alta persistente de infecções de vacinados, aumentando a pressão sobre o sistema médico do país.

"Estamos fazendo esforços desmedidos para superar a crise premente ampliando nossa capacidade médica e nossa campanha de vacinação, mas precisamos de tempo", disse o primeiro-ministro Kim Boo-kyum em uma reunião intra-agências.

"Só podemos superar esta crise derrotando a atual disseminação o mais cedo possível por meio de um distanciamento social forte".

Associações de pequenos negócios e donos de restaurante emitiram uma série de comunicados protestando contra a decisão e pedindo medidas que compensem suas perdas. Um dos grupos prometeu realizar uma manifestação na semana que vem.

Kim disse que em breve o governo anunciará planos para um "apoio financeiro ainda maior" para os negócios.

O presidente Moon Jae-in fez um pedido de desculpas por não ter contido a proliferação do vírus e obtido leitos hospitalares suficientes durante o processo de relaxamento inicial, disse sua porta-voz.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA) relatou 7.622 casos na quarta-feira, um dia depois de registrar uma nova contagem diária recorde de 7.850.

O número de casos graves atingiu uma nova alta ao chegar a 989, cerca de 87% dos leitos de tratamento intensivo estão ocupados na área metropolitana de Seul e cerca de 81% em todo o país.

Mais de 92% dos adultos sul-coreanos estão totalmente vacinados, mas a quantidade de casos novos aumentou quase cinco vezes desde que as regras foram amenizadas no mês passado, enquanto o número de casos graves triplicou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade