PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Sul e EUA trabalham em cúpula após reviravolta de Pyongyang

20 mai 2018 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump mantiveram discussões neste domingo para garantir que a reunião entre Coreia do Norte e Estados Unidos continue após a Coreia do Norte ameaçar se retirar das negociações de alto nível.

Moon e Trump conversaram pelo telefone por cerca de 20 minutos e trocaram suas opiniões sobre as reações recentes da Coreia do Norte, disse o escritório presidencial da Coreia do Sul, sem elaborar.

"Os dois líderes irão trabalhar de perto e de maneira firme para sediar com sucesso a reunião entre Coreia do Norte e EUA marcada para 12 de junho, incluindo a próxima reunião entre Coreia do Sul e EUA", disse a autoridade presidencial.

Moon e Trump devem se encontrar na terça-feira em Washington antes de o líder norte-coreano Kim Jong Un se encontrar com Trump no dia 12 de junho, em Cingapura.

A Casa Branca disse que Trump e Moon discutiram os recentes desenvolvimentos na Coreia do Norte e continuaram "a sua estreita colaboração antes da reunião do Presidente Trump em 12 de junho com o líder norte-coreano Kim Jong Un".

Embora uma reunião histórica inter-coreana no final de abril tenha levantado esperanças de reconciliação, a Coreia do Norte mostrou uma mudança dramática nos últimos dias.

O negociador chefe da Coreia do Norte, Ri Son Gwon, afirmou na quinta-feira que não manteria conversas com a Coreia do Sul a não ser que suas demandas sejam atendidas, levando em conta os exercícios militares aéreos dos EUA e da Coreia do Sul conhecidos como Max Thunder. A declarações ocorreram um dia após o país ameaçar sair da cúpula com os Estados Unidos.

Piorando ainda mais o clima, um porta-voz da Sociedade da Cruz Vermelha da Coreia do Norte demandou no sábado que o governo sul-coreano envie trabalhadoras de restaurantes da Coreia do Norte de volta a seu país "sem demora", para mostrar a vontade de melhorar os laços inter-coreanos, disse a agência de notícias central da Coreia do Norte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade