PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Sul e EUA disparam 8 mísseis no Mar do Japão

Exercício foi retaliação por teste militar feito pelo norte

6 jun 2022 - 10h26
(atualizado às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Coreia do Sul e Estados Unidos dispararam oito mísseis no Mar do Japão nesta segunda-feira (6), em resposta a exercícios balísticos efetuados pela Coreia do Norte.

Míssil disparado por EUA e Coreia do Sul no Mar do Japão
Míssil disparado por EUA e Coreia do Sul no Mar do Japão
Foto: EPA / Ansa - Brasil

De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas de Seul, essa manobra conjunta com os EUA demonstra que os dois países têm "capacidade e prontidão para atingir alvos com precisão" na "origem da provocação", ou seja, Pyongyang.

Já o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, disse que as "ameaças nucleares e balísticas do Norte estão se tornando mais sofisticadas". "Vamos responder com firmeza e severidade a qualquer provocação", garantiu.

No último domingo (5), o regime de Kim Jong-un disparou oito mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão. Além disso, em 25 de maio, lançou um projétil intercontinental poucas horas depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, ter concluído uma viagem pela Ásia.

As negociações para a desnuclearização da Península Coreana estão travadas desde fevereiro de 2019, quando Donald Trump abandonou abruptamente uma cúpula com Kim no Vietnã.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade