PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Sul alerta que Norte parece pronta para teste nuclear

Seul diz que Pyongyang também pode disparar mais mísseis

13 mai 2022 - 09h43
(atualizado às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Um funcionário do gabinete presidencial da Coreia do Sul alertou nesta sexta-feira (13) que a Coreia do Norte "parece pronta para um novo teste nuclear".

Vários mísseis sendo exibidos durante uma parada militar em Pyongyang
Vários mísseis sendo exibidos durante uma parada militar em Pyongyang
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O funcionário presidencial, que foi citado anonimamente pela agência de notícias sul-coreana Yonhap, ainda acrescentou que Pyongyang poderá lançar mais mísseis balísticos antes do experimento nuclear.

Se realizado, o teste será o sétimo em Pyongyang e o primeiro desde o ano de 2017, quando o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou uma moratória voluntária em experimentos atômicos e de mísseis balísticos.

Tendo em vista a próxima cúpula entre os presidentes Yoon Suk-yeol e Joe Biden, o governo sul-coreano pretende elaborar "planos de ação muito detalhados" sobre Pyongyang e outras questões regionais e globais.

Segundo informações da organização especializada 38 North, que analisa imagens de satélite, o trabalho para reativar o local de testes nucleares Punggye-ri, na Coreia do Norte, está em andamento há algum tempo.

Os analistas constataram que o material resultante das escavações foi disperso nas vias de acesso próximas, o que dificulta a avaliação da quantidade de coisas removidas e do progresso dos trabalhos. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade