PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte quer alívio de sanções para retomar conversas com EUA, diz Seul

3 ago 2021 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte quer que sanções internacionais que impedem suas exportações de metais e importações de combustível refinado e outras necessidades sejam suspensas antes de retomar conversas sobre sua desnuclearização com os Estados Unidos, disseram parlamentares sul-coreanos nesta terça-feira.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Pyongyang
12/02/2021 KRT TV via REUTERS
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Pyongyang 12/02/2021 KRT TV via REUTERS
Foto: Reuters

Pyongyang também exige o abrandamento das sanções às suas importações de artigos de luxo para poder comprar bebidas e ternos de alta qualidade, explicaram os parlamentares depois de serem informados por Park Jie-won, chefe do Serviço Nacional de Inteligência (NIS), a principal agência de inteligência da Coreia do Sul.

O informe veio uma semana depois de as duas Coreias restaurarem linhas de contato rompidas por Pyongyang um ano atrás --o primeiro indício em meses de que a Coreia do Norte pode estar mais aberta a esforços de aproximação.

"Como precondição para retomar conversas, a Coreia do Norte argumenta que os Estados Unidos deveriam permitir as exportações minerais e as importações de petróleo refinado e necessidades", disse Tae-keung, membro do comitê parlamentar de inteligência, aos repórteres, citando Park.

"Perguntei quais necessidades eles mais querem, e eles disseram que bebidas e ternos de alta classe estão incluídos, não somente para o consumo do próprio (líder) Kim Jong Un, mas para distribuir à elite de Pyongyang."

A mídia estatal norte-coreana não fez nenhuma menção nesta terça-feira a quaisquer pedidos novos de suspensão de sanções para uma retomada das conversas.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade