PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte fez novo lançamento de míssil, acusa Seul

China pediu que ambos os envolvidos tenham 'moderação'

19 out 2021 - 08h26
(atualizado às 08h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte lançou um novo míssil a partir de um submarino no Mar do Japão, denunciou nesta terça-feira (19) o governo da Coreia do Sul. O Comando de Estado Maior de Seul, porém, não soube precisar qual tipo de projétil foi utilizado.

Coreia do Norte fez novo lançamento de míssil
Coreia do Norte fez novo lançamento de míssil
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a nota oficial, o lançamento ocorreu por volta das 10h17 (hora local) próximo a Simpo, na província de Hamgyong Sul. "As autoridades de Inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão conduzindo uma análise aprofundada", acrescentaram os oficiais.

Até o momento, sabe-se que o míssil teve uma trajetória entre 430km e 450km.

O novo lançamento ocorreu enquanto enviados sul-coreanos e japoneses estão em Washington para discutir os esforços conjuntos para tentar levar Pyongyang de volta à mesa de negociações para fornecimento de ajuda humanitária. A ideia é parar com a aceleração no ritmo de novos lançamentos, que voltaram a aumentar desde setembro.

O premiê japonês, Fumio Kishida, afirmou que o ato da Coreia do Norte é "extremamente lamentável" e disse que pode confirmar que houve "danos" em equipamentos do país após o lançamento, mas sem o registro de vítimas. No entanto, não foram dados detalhes sobre o que seriam esses danos.

A China, única grande aliada política de Pyongyang, disse que foi informada sobre o novo lançamento, mas pediu que todas as partes envolvidas tenham "moderação". Um dos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, afirmou aos jornalistas em sua coletiva diária que a situação da península coreana está em uma fase "crítica".

"Cada país interessado deve pensar em uma perspectiva ampla, manter a moderação e fazer esforços para proteger a paz e a estabilidade na península coreana", afirmou ainda Wang.

A situação entre as duas Coreias nos últimos meses está repleta de altos e baixos. Enquanto Pyongyang fez uma série de novos testes com mísseis, incluindo dois com novas tecnologias, Seul também fez exercícios militares com os norte-americanos e testou projéteis.

Ao mesmo tempo, as comunicações entre os dois governos foram retomadas e paralisadas por duas vezes. Em junho, após um ano de paralisação nas conversas diretas, o ditador Kim Jong-un retomou formalmente as ligações, mas voltou a interrompê-las por conta dos exercícios conjuntos do Sul e dos EUA.

Em 4 de outubro, novamente, as conversas foram retomadas, mas o cenário agora é incerto com o novo lançamento. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade