PUBLICIDADE

Coreia do Norte faz 'teste crucial' em base de lançamento

Exercício mira aumentar pressão sobre os Estados Unidos

14 dez 2019
09h51 atualizado às 10h03
0comentários
09h51 atualizado às 10h03
Publicidade

A Coreia do Norte fez nesta sexta-feira (13) um "teste crucial" em uma base de lançamento de foguetes de longo alcance, anunciou a agência oficial KCNA.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante inspeção militar em novembro
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante inspeção militar em novembro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo o veículo, o exercício aconteceu em Sohae, no noroeste do país, perto da fronteira com a China, e servirá para reforçar a "confiabilidade" de sua capacidade de "dissuasão nuclear estratégica".

O teste foi realizado entre 22h41 e 22h48 de 13 de dezembro, e a notícia chega enquanto Pyongyang tenta pressionar os Estados Unidos por uma reviravolta nas negociações sobre a desnuclearização da península.

O líder Kim Jong-un havia dado como prazo final o fim deste ano, após o qual ele poderia encerrar a moratória da Coreia do Norte em testes nucleares. A Academia de Defesa do país não deu maiores detalhes sobre o exercício, mas a suspeita é de que tenham sido testadas tecnologias para mísseis balísticos intercontinentais.

As negociações entre Kim e Donald Trump estão travadas desde a fracassada cúpula de fevereiro passado, no Vietnã, quando o norte-coreano exigiu o fim das sanções internacionais para desmantelar seu principal complexo nuclear.

Os dois líderes chegaram a se encontrar novamente em junho, na zona desmilitarizada de Panmunjom, mas as tratativas não avançaram.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade