PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte faz 4º teste em 2022 e dispara 2 mísseis

Projéteis seriam armas de curto alcance, segundo Seul

17 jan 2022 - 07h44
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Noticiário em Seul sobre mísseis disparados pela Coreia do Norte
Noticiário em Seul sobre mísseis disparados pela Coreia do Norte
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A Coreia do Norte disparou mais dois supostos mísseis balísticos na manhã desta segunda-feira (17), no quarto lançamento de projéteis realizado pelo país comunista apenas em janeiro.

De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, os disparos ocorreram a leste do aeroporto de Pyongyang, e os projéteis percorreram cerca de 380 quilômetros, alcançando uma altitude de 42 quilômetros.

"Nosso Exército está monitorando e controlando os movimentos norte-coreanos, mantendo uma posição de prontidão", diz um comunicado dos militares de Seul.

Os projéteis seriam mísseis balísticos de curto alcance, assim como aqueles disparados na última sexta (14), após os Estados Unidos terem anunciado sanções contra cinco norte-coreanos envolvidos na compra de equipamentos para o programa balístico do regime.

Antes disso, em 5 e 11 de janeiro, a Coreia do Norte disparou dois mísseis que o governo de Kim Jong-un diz serem hipersônicos. De acordo com o ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, o país comunista está tentando aumentar a "tecnologia e capacidade operacional" de seu programa armamentista.

Pyongyang tem ignorado apelos dos EUA para voltar às negociações de desnuclearização, que estão travadas desde fevereiro de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula com Kim no Vietnã.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade