PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte está se preparando para teste de míssil de longo alcance, diz parlamentar russo

6 out 2017 - 18h43
(atualizado às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte está se preparando para testar um míssil de longo alcance que acredita ser capaz de atingir a costa oeste dos Estados Unidos, teria dito nesta sexta-feira um parlamentar russo que acabou de voltar de uma visita a Pyongyang.

Bandeira da Coreia do Norte 28/09/2017  REUTERS/Kim Hong-Ji
Bandeira da Coreia do Norte 28/09/2017 REUTERS/Kim Hong-Ji
Foto: Reuters

Anton Morozov, um membro do comitê de assuntos internacionais da câmara baixa do Parlamento russo, e dois outros parlamentares russos visitaram Pyongyang de 2 a 6 de outubro, relatou a agência de notícias russa RIA.

"Eles estão se preparando para novos testes de um míssil de longo alcance. Eles nos deram cálculos matemáticos que acreditam provar que seu míssil pode atingir a costa oeste dos Estados Unidos", disse Morozov, segundo a agência.

"Até onde entendemos, eles planejam lançar mais um míssil de longo alcance no futuro próximo. E no geral, o humor deles é bastante hostil".

Tensões aumentaram nas semanas recentes por conta dos programas de armas nucleares e mísseis da Coreia do Norte, conforme Pyongyang testou o lançamento de diversos mísseis e realizou o que disse ter sido uma explosão-teste de uma bomba de hidrogênio, à medida que avança em direção à sua meta de desenvolver um míssil com ogiva nuclear capaz de atingir solo norte-americano.

Os comentários de Morozov aumentaram o preço de títulos do Tesouro dos EUA, conforme investidores, preocupados com a possibilidade de novos testes de mísseis da Coreia do Norte, seguiram para ativos que o mercado vê como seguros em tempos de incerteza.

A Reuters não pôde verificar de forma independente as afirmações de Morozov e ele não especificou quais autoridades norte-coreanas lhe deram a informação sobre o teste planejado.

Em Washington, uma autoridade dos EUA disse que houve indícios de que a Coreia do Norte pode estar se preparando para um teste de míssil por volta de 10 de outubro, aniversário da fundação do governista Partido dos Trabalhadores da Coreia, e um dia após o feriado norte-americano de Dia de Colombo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade