PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte diz que Peru está jogando "gasolina no fogo" de disputa nuclear

12 set 2017 - 20h52
Compartilhar
Exibir comentários

O embaixador da Coreia do Norte no Peru disse nesta terça-feira que a decisão de Lima de expulsá-lo é semelhante a "jogar gasolina no fogo" sobre uma disputa por conta dos testes nucleares de Pyongyang, que o país irá continuar a buscar "sem hesitar".

Embaixador norte-coreano no Peru Kim Hak-Chol lê comunicado em Lima
 12/9/2017    REUTERS/Mariana Bazo
Embaixador norte-coreano no Peru Kim Hak-Chol lê comunicado em Lima 12/9/2017 REUTERS/Mariana Bazo
Foto: Reuters

O Peru declarou o embaixador, Kim Hak-Chol, uma persona non grata na segunda-feira para protestar contra a recusa da Coreia do Norte em prestar atenção nos "constantes pedidos" do mundo para acabar com seu programa nuclear - dando cinco dias para o embaixador deixar o país andino.

"A medida bilateral e diplomática tomada ontem pelo governo peruano carece de razões judiciais e morais e não aumenta paz mundial e segurança em absoluto", disse Kim, lendo um comunicado durante entrevista coletiva em Lima.

"Pelo contrário, coloca gasolina no fogo pelo qual expressamos protesto e pesar", acrescentou Kim antes de se negar a responder perguntas de repórteres.

A decisão do Peru de expulsar Kim seguiu uma ação similar do México na semana passada e um pedido público dos Estados Unidos no mês passado para que países da América Latina rompessem laços com a Coreia do Norte.

O ministro das Relações Exteriores peruano, Ricardo Luna, disse que a decisão está fortemente enraizada no direito internacional. "É inapropriado manter relações com esse país", afirmou Luna em comentários a jornalistas.

A Coreia do Norte tem sofrido crescente condenação mundial após seu sexto e maior teste nuclear, neste mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade